A dor no limite do corpo e da psique: reflexões sobre a clínica psicanalítica e psiquiátrica
Por Julia Catani e Maria Lívia Tourinho Moretto
Desde há muito, a psiquiatria e a psicanalise esforçam-se para diagnosticar, compreender e tratar o sofrimento psíquico. A despeito dos grandes investimentos dos profissionais, persistem as dificuldades de se lidar com a dor física e a dor psíquica que, constitutivamente e em suas fronteiras, são muitas vezes indiscerníveis.
Exemplos dos investimentos para circunscrever e tratar o adoecimento podem ser localizados na clínica com pacientes diagnosticados com transtornos somatoformes, ou seja, disfunções mentais que sugerem alteração fisiopatológica.
Nesse artigo, são discutidas as manifestações corporais e os modos, cada vez mais frequentes, pelos quais os sujeitos impossibilitados de lidar com seu conflito psíquico valem-se do corpo para representar suas angústias. Almeja-se ainda refletir acerca do trabalho dos profissionais de saúde, sobretudo os psiquiatras e os psicanalistas em instituições hospitalares e os limites de cada uma dessas modalidades de tratamento.
Leia o artigo na íntegra
Julia Catani
Psicóloga. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. hlembro do Laboratório de Teoria Social Filosofia e Psicanálise (Latesfip). Doutoranda pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Colaboradora no Ambulatório de Transtornos Somatoformes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas USP (IPq- HCFLIUSP).
Maria Lívia Tourinho Moretto
Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e presidente da Comissão de Pesquisa da instituição. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de SP. Editora-chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Editora Associada e Membro da Comissão Executiva da Revista Psicologia USP. membro do Grupo de Trabalho “Dispositivos Clínicos em Saúde Mental” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).