Fisioterapia
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento dos Transtornos Somáticos?
Transtorno somático e a Fisioterapia
A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.
Tratamento fisioterapeutico em pacientes com transtornos somáticos
O primeiro objetivo do tratamento em fisioterapia é prevenir lesões por desuso, atrofias e lesões por esforço repetitivo.
Quando um paciente desenvolve quadro neurológico funcional ou um sintoma doloroso, é comum que passe a imobilizar o membro acometido e a sobrecarregar outras partes de seu corpo gerando alterações osteomusculares e até do trofismo da pele
Impedir que estas alterações se agravem é fundamental para uma boa recuperação.
Como a fisioterapia pode ajudar pacientes com transtornos somáticos?
Tratamento de Transtorno Somático
no HC/IPQSoma
Infelizmente não há um serviço de fisioterapia no Soma. Os pacientes são encaminhados para serviços fora do complexo conforme a disponibilidade do Sistema único de Saúde.
Dúvidas frequentes
Consulte aqui nosso guia com as dúvidas mais comuns sobre esse assunto.
-
O Soma é um serviço especializado oferecido pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP. Por estar inserido em um hospital de atenção terciaria a saúde, destina-se a casos de alta complexidade encaminhados por serviços do próprio complexo HC ou pelo sistema CROSS (Central de regulação de oferta de serviços de saúde) do governo do Estado de São Paulo.
-
Infelizmente não existe uma medicação específica que alivie os sintomas corpóreos presentes nos transtornos somáticos. O que se preconiza é o uso criterioso de medicações para tratar os quadros que costumam aparecer junto dos quadros somáticos, em especial depressão e ansiedade. Medicações para dor não costumam trazer alívio nos quadros de transtorno doloroso somático e devem ser evitadas.
Conheça outros tratamentos: