Eutonia

Como a eutonia pode ajudar no tratamento dos Transtornos Somáticos?

Transtorno somático e a Eutonia

Criada pela alemã Gerda Alexander (1908-1994), a eutonia é uma abordagem corporal terapêutica e pedagógica, inserida no campo teórico-prático da educação somática. 


Eutonia é um termo que pode ser compreendido como o equilíbrio do tônus corporal. O desequilíbrio do tônus provoca o excesso ou a falta de tensão nos agrupamentos musculares, gerando estados de hipertonia ou hipotonia, que criam fixações tônicas e desregulam o sistema nervoso neurovegetativo, provocando quadros de depressão, ansiedade, estresse, dor crônica e diversas desorganizações posturais. 


A prática da eutonia promove a flexibilização do tônus muscular propiciando a harmonização das tensões. Isso acontece porque são propostos exercícios de consciência corporal, que incidem sobre a sensorialidade do corpo e guiam a atenção da pessoa aos processos corporais físicos e psíquicos, permitindo que reconheçam, aprendam e criem recursos para se autorregular.      


Feita com regularidade, a eutonia nos ensina sobre nós mesmas/os, promove o aprendizado da autonomia na autorregulação, oferece repertórios de manejo para a prática do autocuidado que harmonizam o tônus e permitem que a pessoa encontre conforto, bem-estar e qualidade de vida. 

Qual o objetivo da Eutonia dentro do SOMA

 

A eutonia integra os cuidados de saúde oferecidos aos pacientes do SOMA desde 2018. No diálogo com as outras especialidades oferecidas pelo ambulatório, ela tem por objetivo guiar

a atenção dos pacientes aos processos corporais, ampliando a compreensão que eles têm das relações existentes entre o corpo, as emoções e o psiquismo.    

 Pretende-se, ainda, que os pacientes criem autonomia e se responsabilizem pela prática do autocuidado com a eutonia, no manejo de seus quadros dolorosos, utilizando os exercícios aprendidos em aula, na vida cotidiana. 

O foco inicial do tratamento psiquiátrico é preservar a integridade física e psicológica do paciente, recuperando a autonomia, funcionalidade e qualidade de vida.

Como a eutonia ajuda os pacientes com
transtornos do SOMA

Com o trabalho regular de eutonia os pacientes aprendem práticas de consciência corporal que flexibilizam o tônus e promovem a diminuição na severidade da somatização. Como consequência disso, eles têm ganhos de motilidade e qualidade de vida. 

Ao fazerem os exercícios de eutonia de forma autônoma no cotidiano os pacientes relatam a diminuição do uso de medicação analgésica. 

Eutonia: como é o tratamento

O tratamento acontece por meio de aulas semanais em grupo, com uma hora de duração. 

Dentre as estratégias pedagógicas são propostos exercícios de atenção, sensibilização, percepção corporal e postural, que incidem sobre os seguintes temas: 

Exercícios

- apoios, peso e relação do corpo com o solo;

- consciência da pele;

- consciência da estrutura ósseas;

- consciência do espaço interno;

- contato consciente;

- transporte;

- movimento eutônico.

Sensações e percepções corporais

Uma gama variada de materiais é utilizada para despertar sensações e percepções corporais, dentre eles: sementes, bolinhas, bambus, tecidos, bexiga, etc. Alguns recursos gráficos, como vídeos e atlas de anatomia, são apresentados aos pacientes para que tenham a oportunidade de conhecer ou ampliar seus saberes em relação ao funcionamento anatômico e fisiológico do corpo humano e de seu próprio corpo.