Neurologia

Como a neurologia pode ajudar no tratamento dos Transtornos Somáticos?

Transtorno somático e a Neurologia

Com a grande demanda de casos no Interconsultas de pacientes com distúrbios neurológicos funcionais, isto é, pacientes com paralisia, tremor, desmaios e outros déficits neurológicos sem causa orgânica, surgiu a necessidade de criar um ambulatório especializado que pudesse atender e entender  o que eram essas alterações não estruturais, que são nomeadas como funcionais . 

Tratamento neurológico em pacientes com transtornos somáticos

 

Os pacientes do SOMA tem um histórico de inúmeras passagens em outros ambulatórios e na grande maioria saem de lá sem um diagnóstico, como se eles não tivessem nada ou como se estivessem simulando o sintoma para ter algum ganho secundário.

O objetivo da Neurologia dentro do SOMA é realizar uma avaliação mais apurada nesses pacientes, realizando exame neurológico minucioso para diferenciar as origens dos sintomas, que podem ser estruturais, funcionais ou mistos.  e sobretudo explicar que a sua estrutura está intacta, mas que o problema está na sua função, daí o termo funcional. 

Como a neurologia pode ajudar pacientes com transtornos somáticos?

O neurologista é fundamental na avaliação inicial pois poderá identificar e explicar ao paciente quais os motivos dos déficits apresentados ao exame neurológico e qual o melhor tratamento a ser instituído para cada paciente. Através de manobras realizadas durante a consulta é possível demonstrar o que deveria ser esperado se a causa fosse uma doença orgânica e a capacidade que a mente tem em interferir no funcionamento do corpo. Isso ajuda o paciente a compreender um pouco mais o processo pelo qual está passando.

Tratamento de Transtorno Somático
no HC/IPQSoma

 

O tratamento neurológico no Soma envolve consultas periódicas para avaliar a natureza dos sintomas, reassegurar pacientes e psiquiatras de que o quadro é funcional. Os quadros neurológicos funcionais podem ser concomitantes a doenças neurológicas orgânicas como epilepsia, acidente vascular cerebral, neurite optica, Síndrome de Guillain Barre, etc. Estas doenças orgânicas são tratadas no serviço de neurologia.

 
 
 

Dúvidas frequentes

Consulte aqui nosso guia com as dúvidas mais comuns sobre esse assunto.

 
  • O Soma é um serviço especializado oferecido pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP. Por estar inserido em um hospital de atenção terciaria a saúde, destina-se a casos de alta complexidade encaminhados por serviços do próprio complexo HC ou pelo sistema CROSS (Central de regulação de oferta de serviços de saúde) do governo do Estado de São Paulo.

  • Infelizmente não existe uma medicação específica que alivie os sintomas corpóreos presentes nos transtornos somáticos. O que se preconiza é o uso criterioso de medicações para tratar os quadros que costumam aparecer junto dos quadros somáticos, em especial depressão e ansiedade. Medicações para dor não costumam trazer alívio nos quadros de transtorno doloroso somático e devem ser evitadas.