Orientações para pacientes e familiares
As informações destinadas a pacientes e seus familiares foram traduzidas do site www.neurosymptoms.org por Bruna Bartorelli mediante autorização de seu organizador, Professor Jon Stone, neurologista especialista em transtornos neurológicos funcionais da Universidade de Edimburgo, Escócia.
Fadiga
A fadiga é um sintoma muito comum em pacientes com sintomas neurológicos funcionais.
Frequentemente, apesar de outros sintomas mais óbvios, os pacientes se queixam de um cansaço que os deixa mais incapacitados dia após dia.
Síndrome de Fadiga Crônica
Nessa situação, a fadiga pode ser interpretada como outro sintoma relacionado com o mau funcionamento do sistema nervoso. Quando esse tipo de fadiga ocorre
• sem outros sintomas neurológicos
• por um período superior a seis meses
• não por conta de uma doença clínica ou neurológica
então essa condição é designada por Síndrome de Fadiga Crônica (SFC)A SFC foi reconhecida como uma entidade genuína na Inglaterra e na Escócia.
Fadiga, ansiedade e depressão
A fadiga pode surgir como parte da ansiedade ou depressão, embora seja importante deixar claro que não é necessário que a pessoa se sinta ansiosa ou deprimida para sentir cansaço intenso ou persistente.
No entanto, nos ensaios clínicos, muitos dos princípios de tratamento que se aplicam aos outros sintomas neurológicos funcionais também mostraram ser eficazes na Síndrome de Fadiga Crônica.
Veja mais informações em NHS Direct