Orientações para pacientes e familiares
As informações destinadas a pacientes e seus familiares foram traduzidas do site www.neurosymptoms.org por Bruna Bartorelli mediante autorização de seu organizador, Professor Jon Stone, neurologista especialista em transtornos neurológicos funcionais da Universidade de Edimburgo, Escócia.
Bexiga
Sintomas urinários
Os sintomas urinários mais comuns incluem:
• Frequência urinária incomum (urinar mais vezes)
• Urgência urinária (ter que correr para chegar ao banheiro)
• Perdas urinárias ocasionais
• Disfunção miccional (dificuldade ou impossibilidade em urinar)
Sintomas urinários às vezes surgem com outros sintomas funcionais, especialmente dor lombar.
Como com todos os sintomas funcionais, é essencial que eles sejam avaliados adequadamente. Muitas vezes, será necessário que um urologista avalie os sintomas urinários junto com um neurologista para verificar se há alguma evidência de um problema estrutural ou outro transtorno neurológico que cause os sintomas.
No entanto, muitas vezes esses sintomas urinários não têm uma explicação clara.
Síndrome da Bexiga irritável
Frequentemente, as investigações complementares sugerem uma doença chamada instabilidade do detrusor, síndrome da bexiga hiperativa ou síndrome da bexiga irritável. Ocorre quando o músculo da bexiga fica excessivamente ativo, levando a uma maior frequência miccional e urgência urinária.
Esse problema é o equivalente à síndrome do intestino irritável, só que na bexiga. É um problema real, mas não se deve a uma patologia bem definida. Em vez disso, parece haver um problema no controle nervoso da bexiga.
Talvez não seja difícil entender por que motivo os sintomas da instabilidade do detrusor / bexiga irritável às vezes são vistos junto com sintomas funcionais nas pernas. Se alguém tem fraqueza funcional das pernas, então isso também é um problema no controle do sistema nervoso.
Retenção urinária crônica
A retenção urinária crônica ocorre quando a bexiga fica cheia e a urina não consegue passar ou sai apenas numa pequena quantidade, deixando muito líquido retido na bexiga.
Existem muitas causas de retenção urinária crônica, tais como patologias da próstata, nos homens, ou estreitamento da uretra, ambos restringindo o fluxo de saída da urina da bexiga. Além disso, transtornos neurológicos que afetam a medula espinhal podem causar paralisia da bexiga.
Ainda é necessário investigar melhor a retenção urinária crônica, mas em algumas pessoas parece estar relacionada a outros transtornos funcionais.
Dor aguda nas costas e nas pernas associada a sintomas urinários
(síndrome da cauda equina com exames normais/negativos)
Uma situação em que os sintomas urinários são comumente vistos sem qualquer evidência clara de transtorno neurológico ocorre em pacientes internados no hospital com suspeita de hérnia de disco.
Pacientes com dor severa nas costas, por vezes, desenvolvem fraqueza das pernas, dormência, sintomas urinários, e isso pode clinicamente ser uma suspeita de hérnia de disco. Essa pode ser uma patologia séria, que exige cirurgia urgente para evitar danos neurológicos permanentes.
Mas quando os pacientes nessa situação fazem exames, cerca de metade deles não tem nada que explique os seus sintomas. Às vezes, há outra causa de transtorno neurológico que deve ser investigada usando outros meios, mas muitas vezes não há uma causa identificável. Em muitos casos, parece que uma forte dor nas costas pode ser suficiente para levar à fraqueza nas pernas, dormência e sintomas urinários.