Tratamentos
As informações destinadas a pacientes e seus familiares foram traduzidas do site www.neurosymptoms.org por Bruna Bartorelli mediante autorização de seu organizador, Professor Jon Stone, neurologista especialista em transtornos neurológicos funcionais da Universidade de Edimburgo, Escócia.
Compreender a situação
Pacientes com sintomas funcionais frequentemente se sentem frustrados com a aparente ausência de tratamento para a sua condição. Muitas vezes, essa ausência de tratamento explícito é um dos motivos que os leva a questionar o próprio diagnóstico.
Mesmo quando o paciente compreende o diagnóstico, pode ser frustrante não existir uma medicação que traga um alívio rápido dos sintomas.
Não há tratamentos rápidos e milagrosos para aliviar os sintomas funcionais, mas com tempo e esforço eles podem ficar menos intrusivos e você poderá começar a sentir-se melhor.
Pacientes que melhoram dizem que um dos fatores mais importantes no processo de recuperação está relacionado com a explicação do diagnóstico e com o fato de ter ou não feito sentido para eles.
Os elementos-chave da explicação parecem ser:
1. Esses sintomas são comuns – o paciente não é estranho ou diferente
2. Os sintomas são genuínos – você não os está imaginando ou inventando
3. Os sintomas são potencialmente reversíveis
4. Não é culpa sua o fato de sentir esses sintomas
5. No entanto o processo de recuperação e envolvimento vai requerer esforço da sua parte
Consultar este site vai te ajudar a compreender melhor a sua situação e a superá-la.
Se conseguir chegar a um ponto em que o diagnóstico faça sentido para você não voltará a se sentir preocupado com a possibilidade de outro diagnóstico e perceberá que muitas outras pessoas sentem o mesmo e que provavelmente se sentirá melhor: esse é o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido.