
Tratamentos
Lista de Tratamentos para Transtornos Somáticos
Esta seção está dividida da seguinte forma:
1. Compreender a sua situação
2. Como o exercício físico e a fisioterapia podem ajudar?
3. Que papel a psicologia e psiquiatria podem ter? Não estou doido(a), então por que eu deveria ir a uma consulta dessas?
4. Medicação
5. Técnicas específicas para:
– Pacientes com crises dissociativas/ ataques não epilépticos (duas páginas sobre isso)
– Pacientes com fraqueza funcional
– Pacientes com tremor funcional/ distonia fixa
– Pacientes com tontura
6. Como lidar com família / amigos / trabalho e o que dizer
Compreender a situação
Pacientes com sintomas funcionais frequentemente se sentem frustrados com a aparente ausência de tratamento para a sua condição. Muitas vezes, essa ausência de tratamento explícito é um dos motivos que os leva a questionar o próprio diagnóstico.
Fisioterapia / exercício físico
Se você tiver uma limitação física, como, por exemplo, fraqueza, dor ou fadiga, é provável que precise pensar em estratégias para melhorar sua capacidade física.
Terapia ocupacional
Os terapeutas ocupacionais se preocupam com o modo como as pessoas funcionam nas suas atividades de vida diária e, por isso, estão particularmente interessados no impacto dos sintomas funcionais na capacidade de cada pessoa para se manter ativa e prosseguir a sua vida.
Psicologia
Os psicólogos e psiquiatras que estão familiarizados com a área dos transtornos funcionais podem ter muito a oferecer aos pacientes com sintomas neurológicos funcionais e dissociativos.
Medicação
A medicação raramente corrige os sintomas por si só, mas pode ajudar a diminuí-los, melhorar a dor, o humor e a fadiga, bem como reduzir o seu nível de preocupação. As pessoas melhoram dos sintomas funcionais sem medicação e ninguém deve se sentir forçado a tomar comprimidos, mas eles às vezes podem ser úteis.
Família e emprego
O que deve dizer à sua família e no emprego sobre os seus sintomas? Pode já ser suficientemente difícil entender a sua opinião sobre os seus sintomas funcionais sem ter que os explicar a outras pessoas.
Exames complementares
É comum que pacientes com sintomas funcionais se questionem quanto à exatidão do diagnóstico recebido. Leia a página Diagnóstico errado? para saber mais.
Tratamento das crises conversivas/não epiléticas – parte 1
Considerando as crises dissociativas como algo comum, é um tanto chocante que haja tão poucas opções terapêuticas para esses pacientes.
Tratamento das crises dissociativas/não epiléticas – parte 2
O que você pode fazer para tentar intervir quando notar os sintomas de aviso?
Tratamento da fraqueza funcional dos membros
Aprender a vencer a fraqueza de um membro de causa funcional. Ainda há muito para aprender sobre esse assunto.
Tratamento do tremor/mioclonias
Aprender a superar transtornos funcionais do movimento. Ainda estão sendo estudados os melhores tratamentos para pacientes com sintomas relacionados a transtornos funcionais do movimento.
“Já tentei de tudo, mas nada me ajuda”
Se já tentou de tudo o que foi proposto neste site e meses depois não melhorou, o que pode ser feito agora? Nem todos os pacientes com sintomas funcionais e dissociativos melhoram.